Rafael Mariachi, embaixador de conteúdos do BCB São Paulo, fala sobre os desafios da edição 2024

Rafael Mariachi/ crédito: mix-o-logic

 

Após anunciar a chegada de Rafael Mariachi nas redes sociais, como novo embaixador de conteúdos da edição 2024, o BCB São Paulo abre espaço para o profissional contar um pouco sobre como será sua atuação e os objetivos para surpreender os visitantes nos três dias de evento.

 

Com 25 anos de mercado, o bartender, mixologista e atual sócio do Edith Bar, em São Paulo, estará ao lado da embaixadora do evento, Carolina Oda, consultora de bares e restaurantes reconhecida do mercado, na equipe organizadora. O profissional concedeu a seguinte entrevista para o site. Confira: 

 

Rafael, você tem acompanhado o BCB São Paulo desde a primeira edição. Como é para você ser embaixador de conteúdo da edição 2024?   

 

Rafael Mariachi – O BCB São Paulo soma três edições presenciais, mais o BCB Experience e o BCB on-line e participei de todas. No ano passado, não tive atuação como palestrante, mas trabalhei em quatro ou cinco estandes. Sempre estive lá e sou adepto de estar em eventos que valorizam a coquetelaria brasileira. Para mim é um orgulho muito grande ser convidado para esse cargo de embaixador de conteúdo em meio a tantos nomes que se destacam no mercado nacional.

 

Como será sua atuação na equipe organizadora?

 

Rafael Mariachi – Vou atuar em duas frentes: a primeira é dar continuidade ao ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido com relação à curadoria a cada edição do BCB São Paulo, fazendo a organização de temas das áreas de conteúdo.

 

Outra função, é o trabalho junto com as marcas. Pretendemos fortalecer, comercialmente, o nome do evento, com as empresas que atuam no segmento, e não apenas as marcas de bebidas e, com isso, abrir ainda mais o leque de opções de negócios para visitantes e expositores.

 

Na sua análise, de que forma o evento tem contribuído para a atualização profissional do setor? 

 

Rafael Mariachi - Apesar da internet oferecer a facilidade de encontrar muita informação, são eventos como esse que consolidam e qualificam as novidades e o conhecimento, além de proporcionar ganhos com o networking, por meio de encontros entre bartenders, gestores, compradores, empreendedores. Todo esse público poderá se encontrar e gerar negócios juntos, como sempre foi no setor, que antes não tinha um espaço dedicado para isso.

 

Agora, podemos reunir seis mil profissionais ou mais unidos para celebrar a profissão, com a possibilidade de ampliar a capacitação, trocar experiências, contatos e gerar leads.

 

Quais os desafios de conectar profissionais de diferentes regiões do país e da América Latina a partir da programação de conteúdos?

 

Rafael Mariachi – O Brasil já é um continente, então, a coquetelaria acontece de uma forma muito particular em cada região. Não é questão de “panela”, como muitos gostam de usar o termo, o negócio, de fato, funciona de diversas formas em diversos lugares.

 

Uma coisa que venho lecionando há anos em cursos, é ensinar o bartender a trabalhar mais regionalmente. Às vezes o/a profissional busca o investimento em marcas reconhecidas que estão em grandes centros e, muitas vezes, não recebe atenção por conta do foco de investimento desses players, enquanto a marca regional precisa do trabalho dele e não sabe. Cabe a ele/ela apresentar e mostrar de que forma pode contribuir.

 

Este é um movimento que vemos acontecendo com maior frequência nos dias de hoje, marcas que buscam espaço atuando com bartenders regionais e isso é ótimo para o mercado. E podemos ampliar ainda mais esta iniciativa.

 

Outro desafio é juntar o Brasil aos demais países da América Latina. Existe a questão do idioma, mas é perceptível que cada vez mais temos profissionais brasileiros atuando nos países vizinhos ou fazendo esse intercâmbio cultural, como Alex Mesquita, Márcio Silva, Puma. Eu já estive em países latino-americanos para fazer palestras e promover guests.

 

Então, temos este fluxo acontecendo, com bartenders também da nova geração, e este movimento será importante para ampliar a comunidade da coquetelaria. Quem sabe profissionais de talento que atuam no exterior possam também vir ao Brasil mostrar diferentes culturas e tradições e a forma de trabalhar para aprendermos ainda mais.

 

As edições anteriores contaram com as participações de nomes consagrados nos cenários nacional e internacional. Esta deverá ser a tônica desta edição também? O que já é possível prever?

 

Rafael Mariachi – Estamos em conjunto discutindo e desenvolvendo a grade de conteúdos deste ano para entender quais serão os temas. No ano passado, teve uma tônica de regionalismo. Provavelmente, vamos ter esse viés para dar visibilidade também para os locais que não estão nos “grandes centros”, mas pretendemos também fazer conexões culturais com outros países e trazer nomes referência na área e que, às vezes, o(a) bartender brasileiro(a) não conhece.

 

É lógico que vamos ter a função de, antes do evento, mostrar a importância de cada profissional convidado(a) para o setor e de ouvi-lo (a) no evento. Acredito também que com a ajuda das marcas, que já estão se programando para o evento e deverão trazer nomes conhecidos, poderemos ampliar o repertório de experiências.   

 

O BCB tem apresentado crescimento no número de participantes e de marcas expositoras a cada ano e, pela primeira vez, a edição nacional terá um dia exclusivo para negócios. Qual a importância disso para o mercado? E como o BCB São Paulo pode expandir ainda mais sua relevância para o setor?

 

Rafael Mariachi – O Business Day (dia de negócios do BCB São Paulo) é algo que já vinha sendo discutido antes mesmo de eu ser chamado para embaixador de conteúdo.

 

Em conversa com os organizadores, foi identificado que o evento poderia ter um viés mais comercial como forma de fomentar ainda mais o mercado e que também seria um incentivo, principalmente para as pequenas empresas, para dar maior visibilidade aos produtos e fazer parcerias para crescimento dos negócios. Esta é a proposta, aproximar as empresas reconhecidas do mercado e também as que estão buscando espaço, de compradores, tomadores de decisão, empreendedores, distribuidores, bartenders que representam marcas, proprietários de estabelecimentos e gestores.

 

Além disso, será um dia com conteúdos específicos, ministrados por profissionais consagrados, e rodadas de negócios para que serviços e produtos possam ser apresentados em detalhes para este público. Será muito importante para as marcas expositoras saírem do evento com lead qualificado para ampliar as vendas e relações comerciais.

 

A importância disso tudo é fortalecer a imagem do BCB São Paulo não apenas como um espaço com objetivo educacional muito forte, mas também como um evento de negócios. Toda a cadeia de bebidas, incluindo empresas de equipamentos e arquitetura do setor, precisa estar no BCB apresentando seus serviços. Os profissionais do setor precisam disso. O objetivo é que, após a participação cada visitante e expositor perceba o quanto foi produtivo e possível crescer na carreira e no mercado.

 

O Business Day acontecerá no terceiro e último dia da edição deste ano, no dia 3 de julho.

 

Para finalizar Rafael, o evento volta a acontecer no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. Na sua opinião, qual o simbolismo do espaço para visitantes, palestrantes e expositores do BCB São Paulo?

 

Rafael Mariachi – Acredito que o evento, assim como aconteceu na edição passada, estará cheio todos os dias e a tendência é que cresça cada vez mais, a ponto de, em breve, ocupar outros lugares, em que será possível alugar um pavilhão ainda maior.

 

Com certeza teremos mais expositores e visitantes. O pavilhão da Bienal do Ibirapuera é um lugar icônico para a cultura paulistana, então saber que a coquetelaria chegou neste espaço é de uma importância muito grande para o mercado de bebidas nacional.

 

Tenho uma memória afetiva muito grande com este lugar, em termos culturais. Eu frequentava a Bienal Internacional do Livro quando era realizada naquele espaço. Voltar lá para fazer um evento para o setor que eu escolhi trabalhar há 25 anos é uma grande honra. 

 

A 4ª edição do BCB São Paulo, acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de julho no Pavilhão do Ibirapuera, em São Paulo. As novidades do evento poderão ser conferidas no site oficial, https://www.barconventsaopaulo.com.br/pt-br.html, e também nas redes sociais