01 a 03 de julho | 2024

Tudo sobre margarita

Conteúdo publicado originalmente no Bares SP.

Saiba mais sobre o drink de origem mexicana.

Considerada como um dos clássicos contemporâneos, segundo a Internation Bartenders Association, a margarita faz sucessos em milhares de bares e restaurantes do mundo todo. O coquetel composto por tequila, sal, suco de limão e licor de laranja, conquistou rapidamente o paladar das pessoas que frequentam os estabelecimentos. De cor variada, a bebida é um dos símbolos do México e possui dez versões oficiais da sua origem. Confira agora, tudo sobre margarita:

O que é margarita?

Como já dito, a margarita é uma bebida alcoólica conhecida mundialmente. O tradicional drink mexicano possui como base tequila, suco de limão e licor de laranja. O seu teor alcoólico pode variar entre 15 a 17% e possui um dia especial para comemorar a sua criação: 22 de fevereiro.

Origem da margarita

Assim como a grande maioria dos drinks, não se sabe ao certo quando a bebida foi criada. No entanto, dizem que a margarita pode ter sido inventada por volta de 1940, em honra à Margarita Henkel, filha de um embaixador alemão, que estava no México na época. Há também a versão que foi criada por Margaret Sames, mulher da alta sociedade que passava férias no território mexicano e costumava misturar bebidas aos seus convidados. No entanto, como já dito, há dez versões oficiais sobre a sua criação. A história de origem com data mais antiga é de 1934: o barman Willie, do restaurante “Los dos Repúblicas”, localizado em Matamoros, criou o drink em homenagem a belíssima senhorita Marguerite Hermey, frequentadora do recinto devido a amizade com os donos. 

Receita da margarita

Ingredientes

1 colher (café) de açúcar • 30ml de licor de laranja • 30ml de suco de limão taiti • 60ml de tequila • gelo.

Em uma coqueteleira, coloque gelo, açúcar, licor de laranja, suco de limão e tequila. Agite até o copo ficar gelado. Passe limão na borda do copo. Coloque sal em um prato raso e mergulhe a borda do copo. Coloque o drink no copo, sem o gelo. Sirva.

 

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre o drink Marguarita. Para continuar lendo, acesse Bares SP.