01 a 03 de julho | 2024

Como se preparar para campeonatos? BCB entrevista bartenders premiado e revelação; confira

O mundo da coquetelaria tem sido impulsionado pelos campeonatos. Eles revelam não apenas os talentos que estão fazendo a diferença por trás dos balcões, como também são vitrine para a divulgação de drinks, marcas e bares e também para criar novas tendências para o mercado consumidor.

 

Aos especialistas no preparo de receitas, mais do que reconhecimento profissional, a conquista ou colocação de destaque em uma competição é um diferencial para a carreira, ainda mais em um mercado cada vez mais concorrido, em que bartenders e mixologistas têm se especializado continuamente para levar o que há de melhor e mais inovador para seus clientes.    

 

Para abordar este assunto, o BCB São Paulo conversou com dois nomes de destaque na coquetelaria: Tom Oliveira, experiente bartender premiado e Karim Moura, um dos talentos revelados recentemente e que tem buscado seu espaço no mercado por meio de capacitação, trabalho e participação em competições.

 

Na entrevista, eles revelam a preparação para os campeonatos, a importância de competir e também como as pesquisas e estudos têm se tornado fundamentais para quem quer ganhar espaço e se manter atualizado na área. Confira:

Tom Oliveira

Campeão do Tio Pepe Challenge (2023) e com 18 anos de mercado, o profissional que já passou por bares famosos de São Paulo atua em Florianópolis (SC) desde 2017 e tem experiência como bartender, consultor de bar, embaixador de marca de bebida e mixologista.

 

Segundo conta, iniciou a carreira em 2005, no Vegas Club, famosa balada na Rua Augusta (SP). E, o que era para ser um freela aos fins de semana se transformou em um emprego de três anos e o começo da trajetória de sucesso, que inclui muito conhecimento, relacionamentos com muitos profissionais do setor e participações em campeonatos.

 

“Já participei de competições de bar de marcas como Jameson, Beefeater, Bombay Sapphire, Patron, Bacardi, Diageo, Tio Pepe, e neste exato momento, estou participando do campeonato da Campari. Meu primeiro campeonato foi em 2016 e os melhores resultados foram uma semifinal de Jameson Bartenders Ball (2016), semifinal de MIXLDN Beefeater (2016), dois vice-campeonatos de Most Imaginative Bartender (2016/2017), campeão de Bacardi Legacy (2018), além do título do Tio Pepe Challenge deste ano”, conta Oliveira.

 

A estratégia do profissional para o ótimo desempenho nos campeonatos passa pela preparação em quatro etapas: primeira, a seleção correta de qual campeonato participar, já que exigem dedicação, tempo e muita energia; segunda, o estudo do regulamento à risca, para conhecer todas as regras e evitar falhas na apresentação; terceira, envolve a pesquisa de edições anteriores para entender o propósito da marca promotora com a competição, ver o que foi pontuado dentro dos valores da marca e verificar quais foram os acertos e erros de participantes;  e a quarta parte, é o treinar muito o preparo do drink, a apresentação pessoal, pesquisar a história de cada ingrediente e simular o preparo em ambiente de trabalho, para colaboradores e clientes.  

 

“É importante que, ao chegar no dia da apresentação final, todos à sua volta já estejam familiarizados com seu coquetel e apresentação. As primeiras pessoas que você precisa conquistar são aquelas que estão ao seu lado todos os dias. Se estiver confiante com elas, estará confiante na frente dos jurados” recomenda Oliveira.

 

Karim Moura

Bartender no Caledônia Bar, Karim tem uma história peculiar. Começou seu caminho profissional no bar como no final de 2021, e a participação nos treinamentos promovidos pelo estabelecimento sobre drinks e whiskies, a levou a descobrir uma nova paixão: a coquetelaria.

 

Bartender na casa desde janeiro deste ano, Karim já demonstrou ter habilidades no preparo de receitas. Ela foi uma das finalistas do Tio Pepe Challenge 2023, em sua primeira participação em campeonatos.

 

“É minha primeira competição como bartender e percebi que traz muita notoriedade para o mundo da coquetelaria. A importância de participar de campeonatos é poder mostrar às novas gerações que é uma profissão que vai muito além de servir bebidas no balcão”, afirma Karim.

 

A preparação para o que foi o início das participações em campeonatos envolveu a busca por conhecimento. “Estudei muito e fiz muitas pesquisas das regiões sobre jerez e as características de cada uva e o que melhor harmoniza com a bebida. A dica que dou para quem pretende participar de competições é ir pra cima e acreditar no potencial. Tem que seguir mesmo com medo. Dessa forma, tenho certeza que cada pessoa se surpreenderá com o que é capaz de conquistar”, recomenda a bartender.

Ela ainda acrescenta que o interesse por especializações deve ser uma constante para quem atua na área.  “Os estudos me proporcionam um bom ‘norte’ de como me portar em grandes competições como a do Tio Pepe, ou até mesmo atrás do balcão, me dando mais confiança e dominância sobre o assunto”, finaliza Karim.

 

Quem pretende conhecer mais sobre a atuação de profissionais premiados, o BCB São Paulo reunirá especialistas nacionais e internacionais e será palco de competições. O maior evento de bebidas destiladas da América Latina, voltado para negócios, lançamento de produtos e tecnologias e atualização de mercado para gestores de bares, cafeterias e restaurantes, varejistas, distribuidores e profissionais da coquetelaria acontece nos dias 5 e 6 de junho, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

 

O credenciamento já está disponível aqui.