01 a 03 de julho | 2024

Bares e restaurantes paulistanos terão que dar ajuda a mulheres em situação de risco

Conteúdo publicado originalmente no Mixology News.

Bartenders analisam lei que dá suporte à mulheres em situação de risco de assédio e violência em bares e restaurantes de São Paulo.

O governo de São Paulo  aprovrou lei que obriga bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos a adotarem medidas de auxílio às mulheres que se sintam em situação de risco.

Os estabelecimentos devem oferecer às vítimas um acompanhante até o carro, outro meio de transporte ou comunicar a polícia. ⁣

Os locais também deverão afixar cartazes nos banheiros femininos ou em qualquer outro ambiente, informando a disponibilidade para auxiliar mulheres que se sintam em situação de risco. O objetivo é combater o assédio e as diferentes formas de violência contra as mulheres, incluindo a violência psicológica.⁣

É preciso falar sobre Assédio nos Bares

Diversas cidades estão criando novas leis para coibir o abuso, assédio e violência nos bares e restaurantes em todo o Brasil. Em 2020, Goiás sancionou a lei que obriga bares a dar auxílio similar à lei de SP e também de acionar a Polícia. Em 2019, Manaus implementou lei que obriga estabelecimentos a divulgar a lei de importunação sexual em locais visíveis. 

Para Camila Carlos, chefe executiva dos bares Kingston, Citylights e Giro Bar, em Pinheiros: “A lei é importante sim, mas corre o risco de ser apenas uma lei para “inglês ver”. Porque se os donos dos estabelecimentos em sí não tiverem a noção do que é ou do que pode ser assédio, a coisa não acontece. Então é muito necessário que haja treinamento constante para os funcionários e colaboradores. Então, ainda que seja sim um avanço, é importante seguirmos discutindo constantemente o que é assédio, quando ele acontece e como agir nesse caso.

Já Flávia França, chefe de bar do Login Bar, na Vila Madalena acredita que “é uma lei importante e necessária, porque antes da pessoa assediadora tomar a decisão de assediar, ela já vai saber que cada vez menos, ela tem chance de sair ilesa, sair impune. Ao mesmo tempo, como mulher, nós vemos muitas vezes o fato acontecendo e a casa, gerência e segurança simplesmente ignorar e evitar se envolver na situação. Enfim, é uma lei que obriga o estabelecimento a se posicionar e proteger os clientes.” 

 

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre assédio nos bares. Para continuar lendo, acesse Mixology News.