BCB São Paulo tem crescimento superior a 35% no número de visitantes
Presença recorde de profissionais dos setores de bebidas, bares e restaurantes para conferir novidades do mercado de destilados premium superou expectativas dos organizadores já na abertura do evento.
São Paulo, junho de 2022 – Representatividade, diversidade e engajamento são algumas palavras que definem o BCB São Paulo, maior evento de coquetelaria da América Latina, realizado nos dias 21 e 22 de junho, no Expo Barra Funda, em São Paulo. O evento, voltado para os profissionais do setor, teve recorde de público, registrando 4.798 participantes, marca 35% aos os 3.500 visitantes estimados, inicialmente, pelos organizadores da RX (Reed Exhibitions).
Recebendo bartenders, mixologistas, varejistas distribuidores, gestores e representantes dos maiores players do mercado, o evento contou com mais de 120 expositores com as principais marcas de destilados premium, 28 palestras em dois espaços, a Arena de Conteúdo e o Bar Mentoring, reunindo 52 nomes de destaque nos cenários nacional e internacional. Para os estandes, foram fornecidas 7 toneladas de gelo pela easyICE para o preparo de coquetéis e disponibilizadas, gratuitamente, 17.000 garrafas de água, com e sem gás, em geladeiras espalhadas pelo espaço expositivo pela Águas Prata - ambas parceiras do BCB.
“Foi emocionante ver a importância que o BCB tem para profissionais e empresas materializada em forma de uma grande celebração da coquetelaria. Tivemos dezenas de lançamentos e apresentações que mesclaram produtos, técnicas e oportunidades de mercado, assim como novas bases, texturas, aromas e sabores. O principal ingrediente, porém, foi o reencontro. O segmento precisava disso, sobretudo em um cenário positivo, onde o público em bares e restaurantes quer viver coisas diferentes”, destacou Daniel Pereira, gerente do BCB São Paulo.
Atrações
Responsável pela grade de conteúdos, o diretor de educação, Marco De la Roche reforçou que “o BCB São Paulo se consolidou como principal evento de bebidas e bares da América Latina e demonstrou que tem força para alçar voos ainda maiores e transformar a história da coquetelaria brasileira. Sou grato pela oportunidade de conduzir a programação e atender uma comunidade tão apaixonada como essa”, disse.
Para a embaixadora do evento, Carolina Oda, “estamos, praticamente, há três anos desenvolvendo o BCB no Brasil e, foi surpreendente ver o engajamento dos participantes e das marcas, que transformaram, em tão pouco tempo, o evento no principal pilar de inovação e tendências da América Latina e trazendo cada vez mais representatividade para o setor. Considerando todos os meus anos de carreira e participações em feiras, fiquei impressionada em presenciar como o BCB São Paulo é amado”.
Aliás, representatividade também foi um dos temas que permearam as várias palestras programadas. Na Coquetéis vs Antropologia – visão de representatividade dentro do copo, conduzida por Guilherme Ferrari, bartender e youtuber do canal barraCODEX, foi mostrado como as bebidas e as experiências de consumo passam por transformações de acordo com as mudanças culturais e a importância de os profissionais estudarem questões sociais para a composição de receitas que entreguem ao consumidor maior identificação.
“Eventos como o BCB são de suma importância para levantamento de temas novos e debates sobre o que já está no setor, de bom e ruim. Poderia dizer que discutir representatividade ajuda em termos como mais diversificação de produtos, levando a um mercado mais democrático no quesito acessibilidade (preço, valor, cultura). Não é porque um determinado produto é caro que não possa haver um equivalente para quem tem menos recursos financeiros. Entender a representatividade do consumo de bebidas misturadas em outro recorte social é a chave pra criar uma cultura de consumo melhor”, reforçou o bartender.
Confira a lista completa de temas abordados na grade de conteúdo do BCB em 2022 através do link: www.barconventsaopaulo.com.br .
Expositores
Marcas nacionais e internacionais, algumas patrocinadoras do evento, também disponibilizaram em seus estandes espaços para palestras, além da exposição de produtos consagrados no universo dos destilados premium e lançamentos.
Caso do Campari Group, que ofereceu uma área exclusiva para atualização e capacitação de profissionais, levando a proposta do Campary Academy, plataforma de educação da empresa para o pavilhão. “A coquetelaria envolve conhecimento, de desbravar e experiementar diferentes sabores e, para isso, pe preciso construir um repertório. O que trouxemos foi uma oportunidade de abordar tudo isso de forma lúdica, gratuita, aberta para todo e qualquer tipo de entusiasta, do apaixonado pela coquetelaria em casa aos profissionais da indústria”, afirmou Murilo Marques, gerente do Campari Academy.
A também patrocinadora, Pernod Ricard, movimentou a programação do evento com temas relevantes sobre o mercado e um bar para o preparo de coquetéiscom suas marcas de bebidas, como Absolut, Ballantine´s, Jameson, Chivas e Beefeater.
A Diageo, além de expor suas marcas de destilados e espaço para degustação em dois estandes, disponibilizou espaço expositivo para o Johnnie Walker Blonde, decorado com plantações de tangerina.
A empresa também levou ao evento a final da maior competição de coquetelaria nacional, o World Class Competition e possibilitou aos participantes conferirem a etapa presencialmente e conhecerem o maior bartender de 2022, Vinicius Damien, 24, que representará o país na competição mundial, realizada em setembro, em Sidney, na Austrália. “Não imaginava conquistar o prêmio tão cedo na carreira. Pretendo representar bem o Brasil, levando juventude e contemporaneidade para o mundial”, ressaltou o vencedor.
Outra patrocinadora do evento, a Bacardi, disponibilizou seu portifólio de marcas, espaço para experimentação de coquetéis e teve como destaque dois lançamentos recentes: o gin Bombay Bramble, lançado primeiramente no Brasil entre os países da América Latina e a vodca Grey Goose Essences. “Esta edição foi diferente, porque passamos praticamente dois anos sem de fato ter um grande evento e um grande rendimento para os bartenders e o trade, em que investimos mais para os consumidores e o varejo e a volta do BCB marcou a oportunidade de trazermos a comunicação para esse público. Então, foi muito importante. Trouxemos para o evento as nossas novidades, que todos puderam conhecer e provar”, revelou Maira Marquez, analista sênior de marketing da empresa.
A Beam Suntory criou uma atmosfera que aliou sofisticação e versatilidade no espaço expositivo, disponibilizando suas marcas de whiskies e gin. Segundo a Sylvia Costa, head de marketing, “nesse ano, nosso conceito foi baseado em um hotel de luxo, por ser um espaço de união de culturas e referência mundial em coquetelaria. Convidamos nossos embaixadores Maurício Porto e Telma Shiraishi, que puderam dividir seus conhecimentos sobre Maker’s Mark e Roku Gin, respectivamente, além de mixologistas de diferentes cidades, elaborando drinques preparados com Jim Beam e Larios”.
Quem também apostou na ambientação foi a Jack Daniel´s, que criou um estande com bar em formato de barril, remetendo às origens e produção dos diversos destilados da empresa, como Jack Daniels Old, Fire, Honey, Apple, entre outros.
A Aurora Brands apresentou uma versatilidade de coquetéis, feitos por bartenders representantes de suas marcas e movimentou o estande com drinks feitos com licores 43, Fernet branca, Saque Gekkeiken, Pisco Capel, só para destacar alguns rótulos.
Outros expositores como Amázzoni Gin, Brown-Forman, patrocinadoras do evento; além Cachaça Wiba! The London Essence, Rémy Cointreau e Angostura, Santo Mel, Underberg do Brasil, IYI Destilaria; Botany Gin, Bebs Express; e muitas outras, marcaram presença apresentando conteúdos, receitas, portfólios de produtos e serviços que deverão ganhar espaço no mercado. Assim como os apoiadores Fantastic e The Gin Flavors (loja oficial do BCB).
O BCB São Paulo não reuniu apenas os maiores players. Com o intuito de trazer um panorama diversificado e fortalecer também todos os elos do mercado de coquetelaria, as pequenas e microempresas (PME) também ganharam visibilidade no evento.
Exemplo, a Cachaça Meu Garoto, com sede em Belém (PA) e loja no Maranhão, trouxe cinco tipos do destilado de fabricação própria. “Os nossos produtos levam ingredientes regionais como a cachaça de jambu, uma linha licorizada de frutas como açaí, castanha, bacuri. Com o evento, conseguimos mostrar um pouco da nossa cultura e diversidade para outros estados”, informou Kamille Vulcão, representante de vendas da empresa.
Participando pela primeira vez do evento, a Lanup empresa que desenvolve treinamentos e cursos para profissionais do setor envolvendo realidade virtual, teve destaque por apresentar uma nova tendência tecnológica de profissionalização. “Fizemos conexões reais e isso é o mais importante quando se investe em um evento e na marca. Tivemos contatos com muitos representantes, marcas de bebidas, consultores, donos de bares e restaurantes, agências, negócios, enfim, foi importante para o mercado também enxergar nosso trabalho e uma ótima vitrine para a empresa”, ressaltou o CEO, Miller Vieira.
A parte de equipamentos e produtos também teve destaque. A Tuaq Ice, empresa que desenvolve equipamentos que transformam pedaços de gelo bruto em figuras cristalizadas para utilização em coquetéis, é um dos exemplos. “Por sermos uma empresa de inovação, valeu muito a pena participar de um evento como o BCB São Paulo, por conta da exposição, dos contatos e até comercialização. O BCB não é apenas um espaço para conhecer produtos, é voltado para interação e estava faltando isso ultimamente”, contou Michel Berndt, sócio diretor.
Visitantes
Mesmo sendo um evento de destilados premium, profissionais de outros setores também foram conferir as novidades e influências do mercado, caso de Renato Machado, representante da importadora Beer to Beer, que atua no mercado cervejeiro. “tem sido bem interessante conhecer mais sobre o segmento e ter a oportunidade de conexão com outro setor”.
Já André Clemente, fundador da Bitter and Co., empresa de coquetéis engarrafados, disse: “vim com o propósito de encontrar o pessoal da área, é sempre importante fazer o networking e conferir as palestras. Aqui foi só o início, agora é pensar em tudo o que vi, retomar os contatos e ver o que posso levar de novidade para o negócio”.
Geraldo Washington, proprietário da GWB House bar veio de Belo Horizonte conferir o que as marcas trouxeram na edição, e investir em relacionamento. “Conheci um fornecedor de brandy da Romênia, importantíssimo, e vou implementar na minha empresa. O evento foi bom e tenho expectativa que no ano que vem será melhor ainda”.
Para Maverick de Abreu, proprietário de empresa de eventos e que no segundo semestre pretende ampliar os negócios na região Nordeste com a abertura de um bar “a retomada do evento foi importante, porque os profissionais puderam encontrar pessoalmente nomes que são referências e que muitos conheciam pelas redes sociais. Além disso, tirar dúvidas e ver muita gente buscando conhecimento e atualização é ótimo para toda a cadeia produtiva”.
Bartender, Camila Carlos ressaltou a conexão proporcionada pelo evento. “O BCB deveria acontecer a cada quatro meses, foi muito bom reencontrar colegas da área, ver o que eles estão fazendo, principalmente, depois da pandemia. Ver a evolução de cada um foi muito significativo para mim, fora conferir as inovações de mercado”.
A 2ª edição do BCB São Paulo contou com as parcerias de Clube do Barman, Mixology News, Associação Brasileira de Chá (abChá), Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Projeto Glass is Good e Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac).
Diante da presença de público, cada vez mais crescente, os organizadores informam que BCB São Paulo 2023 acontecerá no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, nos dias 05 e 06 de junho.
Confira as imagens da edição deste ano, no press kit digital. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1wJnKIQsGlPAuzEylV5qNKBNzfPyg7x0c .
Sobre o BCB São Paulo
É a principal feira de destilados premium para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul. A primeira edição, realizada em 2019, foi muito bem recebida pelo setor pela mescla de negócios, networking e conteúdo qualificado, reunindo grandes referências nacionais e internacionais. O BCB São Paulo traz para o país o conceito de sucesso na Alemanha, onde acontece desde 2007, e nos Estados Unidos, desde 2018. Saiba mais em www.barconventsaopaulo.com.br
Sobre a RX
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