Carolina Oda: confira as expectativas da embaixadora do BCB São Paulo para a edição 2024 

Imagem: Embaixadora Carolina Oda / crédito: Tales Hideki

 

Pelo terceiro ano consecutivo, Carolina Oda, consultora de negócios reconhecida nos setores de bares e restaurantes, será a embaixadora do BCB São Paulo, conforme anunciado nas redes sociais do evento.

 

A especialista conta que a cada edição seu desafio é impulsionar ainda mais a conexão entre os organizadores e o mercado de bebidas, inclusive além da coquetelaria, com segmentos como café, cerveja, chá e ingredientes brasileiros para abordagem de pautas relacionadas ao atual cenário do setor, além de representar e promover a feira.

 

“O objetivo junto à organização é sempre melhorar e inovar o conjunto de atrações, como forma de impulsionar ainda mais os índices de satisfação de visitantes e expositores, que só aumentam a cada edição”, explica Carolina.

 

Com mais de 16 anos de experiência no mercado, a profissional que tem desenvolvido trabalhos em bares e restaurantes por todo o Brasil, já foi jurada de premiações como o World Class 2023 e 50 Best Bars, se juntará a Rafael Mariachi, o bartender, mixologista e sócio do Edith Bar, na equipe responsável pela organização do evento deste ano.

 

Quer conhecer mais sobre as expectativas da embaixadora para a edição 2024? Confira a entrevista abaixo:

 

1.     Carolina, pela terceira edição, você estará na organização do evento. Neste período, que análise você faz da importância que o BCB São Paulo tem conquistado para o mercado e para profissionais do setor de coquetelaria?   

 

Carolina Oda – Acredito que o evento ganha importância, assim como o mercado ganha mais corpo e profissionalismo. O segmento de bares ainda é diferente do de restaurantes, ainda tem muitos pontos que podem ser profissionalizados, além disso, é preciso reforçar a importância de pensar a coquetelaria como negócio, não apenas como paixão.

 

O BCB é uma concentração de tendências, informações, fornecedores e, para quem quer entender deste mundo, acaba sendo um pilar de referências e um retrato do atual cenário do mercado. Enfim, é o espaço dedicado aos profissionais da área para moldar conhecimentos e também a forma de olhar para o bar, por ser um evento que reúne toda a categoria.

 

2.     Como embaixadora do evento, quais serão os desafios na organização do BCB São Paulo 2024? Pode contar como será a sua atuação e o que deverá mudar da edição passada para esta, na sua opinião?

 

Carolina Oda - Estamos na quarta edição presencial, ou seja, é um evento que está conquistando o seu espaço em um mercado que ainda não está totalmente estabilizado no país. Ainda tem muita coisa para acontecer, quando comparamos com o mercado internacional.

 

É uma construção de cultura e a cada ano também aprendemos mais e trazemos novidades. Os principais saltos devem ser operacionais, melhorando a nossa estrutura, hospitalidade com os visitantes e expositores e pretendemos corresponder todas as expectativas. A cada ano conhecemos mais sobre como fortalecer o BCB São Paulo.  

 

3.     Carolina, o evento busca dar visibilidade às atuais necessidades e aos momentos do mercado. Qual é o atual cenário da coquetelaria nacional e que deverá impulsionar a edição deste ano? 

 

Carolina Oda – O mercado está aquecido, não só em número de inaugurações de bares, como também nos movimentos da indústria com lançamentos de bebidas, estratégias de marcas e posicionamentos. Estamos em uma constante crescente, contemplando diversas vertentes, como consumo no bar, em casa, os movimentos geracionais, só para citar alguns exemplos. Enfim, os números e comportamentos estão se movimentando e em várias frentes.

 

E, do lado das pessoas, temos visto cada vez mais cursos, profissionais buscando especialização e entendendo que é possível desenvolver uma carreira em bar. É um caminho longo, mas tem cada vez mais gente disposta a segui-lo com seriedade.

 

4.     O Brasil é um país extenso e com grande diversidade de produtos. Como fazer a conexão com profissionais de diferentes regiões?

 

Carolina Oda – Temos o BCB em quatro países e cada um com suas particularidades. Não dá pra comparar o que acontece em Berlim e em Nova York com aqui.

 

O evento acontecer no Brasil é um grande desafio por si só, não só pela extensão territorial, mas também pelas questões culturais e desenvolvimento do mercado local. Sempre digo isso: o que é hype em Pinheiros não é hype em SP e muito menos no Brasil.

 

Além disso, temos uma história como nação que constrói desafios em relação à educação, cultura, acesso dos profissionais aos produtos e conhecimento. Então, precisamos levar isso em conta, buscando se comunicar de forma assertiva com todos e todas para que o evento atenda aos anseios dos diversos perfis de visitantes.

 

5.     Pelo que você tem vivenciado nas edições anteriores, como tem sido o envolvimento/participação de profissionais do setor da América Latina no evento?

 

Carolina Oda – O BCB São Paulo (Brasil) é o único do continente e queremos sempre aumentar essa participação. Temos bares e profissionais referências na Argentina, na Colômbia e outros países, inclusive, alguns estiveram na última edição. Buenos Aires, tão perto, é um destino para quem gosta de coquetelaria. Estamos desenvolvendo estratégias para se aproximar mais dos nossos vizinhos.

 

6.     Nesta edição, pela primeira vez, o BCB terá três dias de evento, sendo o último dia voltado apenas para negócios. Que análise você faz desse movimento e quais são as suas perspectivas?

 

Carolina Oda – Considero um grande salto para o evento. Uma evolução que vem de encontro com uma grande expectativa de uma parte do público e dos expositores: fechar negócios.

 

Em termos de visitante, a maior parte é bartender, mas em volume de negociação, temos na articulação os compradores, distribuidores, donos, gestores, empreendedores, representantes de multinacionais. Dessa forma, reforçamos que o foco do evento está muito além do produto.

 

7.     Deixe um recado para quem pretende participar do BCB São Paulo.

 

Carolina Oda – Seja para fazer networking, ou para conhecer produtos, adquirir novos conhecimentos a partir de palestras nos espaços de apresentação de conteúdos e nas demonstrações nos estandes, garanto que a satisfação dos visitantes tem aumentado a cada evento, conforme verificamos nas últimas edições, e temos nos comprometido a fazer cada edição melhor. Representantes do setor de todo o Brasil se encontram no BCB São Paulo, e o brilho nos olhos de cada visitante quando está no pavilhão é o que faz todo o nosso esforço e trabalho valer a pena.  Por isso, é um evento essencial na agenda dos profissionais de alimentos e bebidas, hotelaria, varejo, entre outros.

 

A 4ª edição do BCB São Paulo acontecerá em 1, 2 e 3 de julho no Pavilhão do Ibirapuera, em São Paulo, e pela primeira vez terá três dias, sendo o último voltado, exclusivamente, para negócios: o Business Day.

 

Mais informações sobre esta e outras novidades serão divulgadas no site oficial, https://www.barconventsaopaulo.com.br/pt-br.html, e também nas redes sociais