Conheça os itens que não podem faltar no seu bar para arrasar no preparo de drinks
Na última década, a profissão de bartender ganhou espaço no mercado profissional e uma legião de admiradores. Tão importantes quanto os chefs, os profissionais especializados em fazer coquetéis se destacam por todo o país.
O investimento das marcas de bebidas estrangeiras na América Latina, o contato com turistas e a inspiração nos bares internacionais fizeram com que os brasileiros também valorizassem os diferentes destilados.
Como diriam alguns especialistas, “a coquetelaria ganhou o status de arte”. Afinal, como não achar fascinante aquele mix de líquidos com mesclas de cores, sabores e texturas dando origem a um drink que tem tudo a ver com o seu gosto?
Mas quem acha que o preparo é fácil se engana, já que apenas habilidade, ingredientes e a melhor receita nem sempre são sinais de sucesso. Para fazer um bom Dry Martini, um Manhattan, um Cosmopolitan, entre outros, é preciso ter os equipamentos adequados.
E, como se sabe, neste quesito não faltam variedades. Um exemplo? Para cada opção do cardápio há um copo específico que conserva suas propriedades e confere a melhor experiência possível ao consumidor.
Instrutor na Barones Bartenders e professor do programa Learning For Life, Erivelton Mota, o Eri, conta que “cada bebida consumida isoladamente ou compondo um coquetel tem uma série de características, e cada modelo de taça vai muito além da estética, já que favorece a degustação do cliente, sendo capaz de concentrar aromas ou direcioná-los, ampliando a análise olfativa e gustativa da bebida”
Como escolher o copo ou a taça ideal?
Para quem não tem muita experiência na área, escolher o recipiente adequado para servir uma bebida, dada a sua importância no processo de degustação, pode parecer difícil, mas com estudo, pesquisa e prática, isso deixa de ser um problema.