01 a 03 de julho | 2024

Será o fim dos bartenders? Ou você se capacita ou será expurgado!

Conteúdo produzido por Gui Cotosck exclusivamente para o blog do BCB São Paulo.

Robôs que fazem drinks, Inteligência artificial respondendo perguntas complexas sobre mixologia, drinks enlatados. Será o fim dos bartenders?

A coquetelaria está em franco crescimento em todo o Brasil e ainda experimentamos um clássico mal feito. A grande maioria dos bares colocam drinks, porém poucos, diria, uma minoria, realizam um trabalho de qualidade. Por que isso acontece se drinks são tão lucrativos? Será que nossa sociedade está acostumada a experimentar o mais ou menos? Será que os empresários não pagam bem ou será que os profissionais é que não se qualificam o suficiente para crescerem e até empreenderem?

Já rodei esse Brasil e enxergo um oceano azul de oportunidades.

A capacitação dos profissionais nunca esteve tão em evidência com muitas ofertas de cursos presencias e online e mesmo assim, profissionais ou candidatos a profissão não buscam aprender ou aprimorar. Querem apenas aprender a fazer um saccharum por exemplo, ou qualquer outro procedimento, mas nem sempre sabem como usar devidamente.

Aí vemos nas mídias sociais gin tônicas cheio de "bolinhas", enfeitados ao extremo, descaracterizando o clássico que já possui complexidade e harmonia perfeita. Ah! Falando de mídias sociais, quantas coisas erradas vemos por aí? Parece que é só enfeitar o drink para bater foto e viralizar.

Onde está o erro? Ou será um empilhamento de erros?

Muitos começam na área pedindo o amigo ou bartender para ensinar o básico. Começam a executar os drinks, mas ficam presos nesse degrau. Digo que viraram "fazedores de caipirinha".

Executar um drink é uma ação motora. Criar um drink requer muito estudo e conhecimento. Nossa profissão precisa ser valorizada e principalmente oferecer capacitação para que "fazedores de caipirinha", virem mixologistas e imprimam suas habilidades para criar novas experiências aos clientes.

Comparo a coquetelaria ao trabalho de um cozinheiro. Para ser um chef, o aluno precisa fazer um curso completo, após formar, trabalhar "cortando cebola" com grandes chefs para pegar prática. Depois começam a subir os degraus e talvez, após anos, ele se torne um chef renomado. Isso é uma jornada, mas o que vemos no mundo da coquetelaria são pessoas copiando receitas sem saber o porquê, executando mais ou menos e sem amor.

Deixo uma pílula para você pensar... (Chef de Cozinha x Cozinheiro) Qual a diferença?

Imagina você comendo um simples macarrão ao Sugo. O que faz a diferença?

Seria o macarrão? O tempo de cozimento? O molho vermelho? Os temperos utilizados? As técnicas de preparo? Os equipamentos utilizados? O amor pelo que está fazendo?

Viu como um simples macarrão ao sugo, pode ter dezenas de fatores que o tornam sensacionais! Não basta copiar receitas. Se fosse assim, não haveria chefs renomados no mundo.

 

Então, como subir os degraus e dominar a Mixologia? Vou deixar meu ponto de vista para que você não atropele sua jornada.

1- Faça um curso completo de coquetelaria

2- Pratique dezenas de vezes para ter uma boa execução

3- Estude e entenda os clássicos e faça-os com perfeição

4- Estude mixologia para aprender sobre equilíbrio, perfil de sabores, flavor star, flavor pairing e flavor profile

5- Use o aprendizado de mixologia para fazer dezenas de drinks

6- Aprenda a criar seus próprios produtos

7- Comece a criar drinks exclusivos

8- Aprenda técnicas avançadas para aprimorar sua jornada

9- Crie muitas receitas que te levarão a ser reconhecido

10- O céu é o limite. Você pode dar consultorias, abrir seu próprio negócio, dar aulas e wokshops e muito mais.

Bartender não é subemprego, não é entrar para tampar um buraco enquanto buscam algo melhor. Ser bartender é buscar conhecimento continuamente para crescerem na área porque desejam levar experiências únicas as pessoas. Como muitos não desejam, fazem por fazer e continuam onde estão. desvalorizados, ganhando pouco e assim, nunca serão reconhecidos.

Vamos mudar a coquetelaria do Brasil porque aqui, ainda é um oceano azul.

 

Desejo a você muito sucesso e bons estudos.

 

@temdosedupla

https://youtube.com/c/TemDoseDupla

Conteúdo produzido por Gui Cotosck exclusivamente para o blog do BCB São Paulo.