Oscar e Coquetelaria: filmes inspiram drinks e bares temáticos

Oscar e Coquetelaria: filmes inspiram drinks e bares temáticos

Criatividade de bartenders tem aproximado a coquetelaria do universo de filmes e séries, atraindo novos públicos 

Chip and Mrs Pott - Drink do Olivia Bar e Gastronomia 

São Paulo, março de  2024 —  O “hype” do Oscar, premiação internacional de cinema, que chega a sua 96ª cerimônia no domingo (10), além de mobilizar os cinéfilos, também alcança balcões e mesas de bares, com coquetéis inspirados em filmes e personagens. Isso porque alguns estabelecimentos têm apostado em unir a paixão pelo cinema a experiências de coquetelaria como estratégia de negócio. 

 

Não é de hoje que drinks apresentados em obras audiovisuais ganham projeção no mercado. Amantes do cinema já constataram o French 75 fazendo mais do que figuração em “Casablanca”, vencedor de 3 Oscars, ou o Dry martini, solicitado pelo famoso agente 007, ganhar a cena em mais de uma produção. Mas, mais do que incluir as receitas em cardápios, alguns locais têm utilizado a criatividade e elaborado menus completos a partir das produções hollywoodianas.

 

Para entender este movimento de mercado, o BCB São Paulo, evento internacional do setor de bebidas, conversou com estabelecimentos temáticos. Um deles, o Olívio Bar e Gastronomia, conta com receitas inspiradas em produções como A Bela e a Fera, com o “The Beauty”, que leva gin, morango, flor de sabugueiro, limão e clara de ovo; e o “Chip and Mrs Potts” (whiskey Jack Daniel´s Fire, baunilha, camomila, mel e abacaxi); O Poderoso Chefão, com a opção “The Goodfather” (whiskey acompanhado de avelã, amêndoas, bitter e charuto); e Aladdin, com o “1001 Noites” (feito de gin, spritz, xarope de Aladdin, limão, clara de ovo e perfume de cravo e canela), estão entre as opções mais procuradas pelos frequentadores.

João Paulo Warzée, sócio do estabelecimento, explica que “o principal desafio é conseguir fazer com que a pessoa tenha a mesma emoção ou sentimento de quando assistiu ao filme. Criar uma boa lembrança é o que nos motiva. Além disso, a proximidade do Oscar costuma aumentar a procura por estes drinks temáticos”.

O conceito criativo também é um chamariz para o público, que gosta de conhecer cada detalhe do coquetel inspirado em filmes. “Os clientes se interessam por toda a criação e conceito por trás dos drinks, desde os ingredientes até mesmo a apresentação. Eles procuram saber se determinado ingrediente foi pensado para aparecer em alguma cena”, acrescenta o gestor.

 

Além do cinema, o sucesso das obras audiovisuais em formato de série também movimenta o mercado. É o que informa Taiane Panizzi, sócia-fundadora do Spoiler bar, estabelecimento de São Paulo que traz receitas inspiradas em produções como Breaking Bad, com o “Heisenberg” (preparado com gin, xarope de curaçau, limão-siciliano e espumante brut); Euphoria, com o “Rules” (destilado de pera asiática, gin, orgeat, infusão de clitória, limão-siciliano e nordes); e Mad Men, com o “Mad Fashioned” (feito com bourbon, licor artesanal de café e angostura), entre outros. 

 

“Observamos que trabalhar com temáticas colabora para ser um ponto de partida em comum entre o estabelecimento e seu cliente. No nosso caso, o foco é a experiência, em brincar com a relação do cliente com aquela série ou personagens, trabalhando de forma mais lúdica com foco em interação entre o espaço, produto e cliente”.

 

A gestora destaca também que “a decoração tem parte importante: “o espaço é neutro, tendo foco nos spoilers que o próprio cliente deixa nas nossas paredes e com easter eggs espalhados pelo bar, como nossos quadros que são fotos de itens importantes para cada série homenageada”.

 

Sobre o processo criativo, “acredito que uma vantagem é não termos tantos balizadores “formais” na hora da criação, permitindo que nossos bartenders se aventurem em campos que, muito provavelmente, a coquetelaria tradicional não abraça, resultando em drinks únicos e exclusivos, pensados para serem temáticos e, ao mesmo tempo, instigantes e atrativos pelos seus ingredientes. Buscamos uma ideia por trás da série, traduzir uma personalidade em sabor ou colocar no drink a cor de um sentimento e, no fim, equilibrar tudo isso para a identificação do universo homenageado” finaliza a empresária.

 

As principais tendências do mercado de bebidas e as novidades da coquetelaria poderão ser conferidas no BCB São Paulo. O evento voltado para profissionais do setor acontece entre os dias 1 e 3 de julho, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.