01 a 03 de julho | 2024

Em primeira participação, aceleradora de marcas leva ao BCB São Paulo oportunidade de impulsionar negócios

Rafael Mariachi

 

Além de jornada de atualização com novos produtos, receitas e palestras, o espaço expositivo do BCB São Paulo contará pela primeira vez com uma aceleradora de marcas, a Pios Rede B2B, (pool de marcas) que tem como objetivo potencializar o crescimento de pequenas empresas ou as que estão chegando ao mercado.  

A novidade chega ao evento pelas mãos de dois profissionais conhecidos na indústria de bebidas e no cenário nacional da coquetelaria: Thiago Pio, CEO e Fundador da Pios e, Rafael Mariachi, bartender, mixologista e coordenador on trade nacional da empresa.

Para adiantar um pouco da novidade que estará disponível para o conhecimento de empreendedores que querem impulsionar as vendas e o crescimento de suas marcas, o BCB São Paulo entrevistou Rafael Mariachi. Confira:

 

BCB São Paulo - Rafael, você é um dos responsáveis por levar na edição deste ano do BCB a primeira aceleradora de marcas do setor de coquetelaria: a Pios Rede B2B. Como é o trabalho da empresa?  Há quanto tempo está no mercado?

Rafael Mariachi (RM) – A Pios foi fundada em fevereiro deste ano, pelo Thiago Pio que é um profissional com muita experiência no on trade nacional, com passagens por empresas como Pernod Ricard e Campari e por todos os tipos de bebidas do mercado. A proposta dele é oferecer às marcas de menor porte a mesma estrutura comercial das grandes empresas, em on e off trade, o relacionamento de marcas com os bares, a educação através da mixologia e a análise de mercado. Então, fazemos o que as grandes empresas vêm desenvolvendo. A diferença é que uma multinacional tem um grupo de produtos que facilita um investimento maior, contabilizado como uma parte de cada marca. Em empresas de menor porte, geralmente são os proprietários que fazem isso.

A nossa proposta é disponibilizar um espaço dentro de um pool de marcas, para que cada uma faça um tipo de investimento para avanço comercial, abertura de mercado e visibilidade. Atualmente, contamos com uma marca de bitter, uma de xarope, duas de cachaça, uma de cachaça de jambu e uma de gin de jambu – produtos que se destacam dentro da categoria.

É muito importante para nós agregar produtos diferenciados e estamos abertos a mais marcas no nosso pool.  No BCB São Paulo, ofereceremos a elas a parceria e o know-how que temos no mercado comercial de branding education.

 

BCB São Paulo - Como um dos profissionais que têm atuado para o desenvolvimento do setor, conta para gente, como surgiu essa parceria com a Pios?  E o que muda na sua atuação no mercado?

 (RM) – Comecei em março na Pios, tenho um relacionamento profissional com o Thiago há algum tempo e ele me convidou para participar do projeto. À princípio, eu disse que poderia contribuir como mixologista, mas ele identificou que eu tinha mais para colaborar e, hoje, eu atuo como coordenador on trade nacional da Pios.

Esse tipo de serviço não é único, terão mais empresas oferecendo. É ótimo ser pioneiro nisso e dar oportunidade para as empresas de menor porte competirem com melhor posicionamento no mercado. Queremos enaltecer bons produtos e, para nós, é importante que sejam de qualidade, sempre.

A minha atuação no mercado não muda muito porque eu continuo com o trabalho de educação de bartenders. Gosto de criar conteúdos, e neste ano, vou trazer uma novidade que é o podcast “Uma dose de história” para resgatar a cultura boêmia nacional, através dos bartenders e suas histórias para deixar isso registrado. Quero também lançar um livro por ano.

Eu trabalhei muito tempo no trade como mixologista, mas muito próximo das estratégias e hoje tenho a oportunidade de contribuir para o avanço de algumas marcas. Isso tem sido muito gratificante.

Thiago Pio

 

BCB São Paulo - Você enxerga o BCB São Paulo como um pilar estratégico para a divulgação do trabalho da Pios?

(RM) – Sim, e eu acho que os dois ganham. A Pios, que estará em contato com muitas marcas do mercado, algumas procurando um serviço como esse para alavancar o crescimento e estaremos lá para orientá-las. E o BCB ganha por ter um negócio diferenciado dentro da feira. Vale lembrar que é uma feira para bar e empresas, não apenas para bartenders, então fortalecemos o caminho para geração de negócios, além dos temas educacionais propostos para bartenders, donos de bares e outros profissionais do setor. 

 

BCB São Paulo - Quais benefícios a Pios pode apresentar para diferentes players da indústria de bebidas?

(RM) – Além do que mencionei, o benefício de contar com um time com know-how de mercado e com investimento que custa seis vezes menos do que uma estrutura comercial própria. Essas são algumas vantagens das marcas que trabalham com a Pios.

BCB São Paulo - Como será o estande da marca e o que vocês estão programando para apresentar ao público visitante?

(RM) – O nosso estande será um lugar aconchegante em que disponibilizaremos degustações de algumas bebidas. Nossa função será receber os profissionais de marcas principalmente para apresentação do nosso modelo de negócio. Será um local para fazer reuniões. Quem passar pelo estande também poderá conferir o primeiro episódio do podcast “Uma dose de história”, com participação do grande Mestre Derivan, que será transmitido em uma tela.

No nosso espaço, teremos sempre profissionais conhecedores das marcas e dos nossos serviços. Ou seja, além do visual, teremos pessoas para entregar muito conteúdo sobre a Pios para cada visitante. Vale destacar também que nossos parceiros estarão com estandes próprios no BCB São Paulo.

BCB São Paulo - Com base no seu conhecimento e experiência, como as marcas podem ser impulsionadas, considerando que o mercado é rico em oportunidades, mas ao mesmo tempo, concorrido?

(RM) – Esse é um tema um pouco delicado. A maioria das marcas de bebidas nacionais são feitas por equipes com poucos profissionais. O Brasil é enorme e eu sei a dificuldade para explorar o mercado. Uma das saídas para o crescimento das marcas é desenvolver o relacionamento com distribuidores, bares e profissionais. Escrevi um texto recentemente em que eu uso a frase “o dono de bar é quem coloca a garrafa da marca na prateleira, mas quem comercializa são bartenders”. Então não adianta conversar com o dono de bar e colocar o produto à venda se não houver um relacionamento com o/a bartender, a apresentação do produto para os profissionais que atuam com os clientes.

Temos um crescimento muito grande na área tecnológica de produção de bebidas no país, com produtos de muita qualidade. Então, é preciso estimular o/a profissional a utilizar o produto.

BCB São Paulo - A edição do BCB São Paulo do ano passado foi um sucesso. O que você e a Pios esperam dos visitantes neste ano? Quais são as perspectivas em termos de negócios e visibilidade de marca?

(RM) – Temos percebido que o BCB São Paulo tem apresentado crescimento na comparação com as edições anteriores e a tendência é que, além do viés educacional para os profissionais, o evento cresça ainda mais em termos de fomento de negócios para quem atua fora do bar ou quem quer entrar nesse mercado também possa fazer negociações. E os/as bartenders continuarão aprendendo cada vez mais vendo o setor como um todo e como negócio. Então, essa é a grande evolução que acreditamos que vamos ter no mercado a partir do BCB São Paulo.

 

E você, já garantiu sua presença na 3ª edição do BCB São Paulo? Aproveite e faça o credenciamento no site.

 

O evento acontece nos dias 5 e 6 de junho, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera (SP).