01 a 03 de julho | 2024

Como guardar seu vermute da maneira certa

Conteúdo publicado originalmente no Mixology News.

Guarde corretamente seu vermute e não deixe que ele morra mais no seu bar.

vermouth, que no Brasil podemos chamar de vermute mesmo, é um conhecido e particular tipo de vinho fortificado da família dos aperitivos, adicionado através de infusão ervas aromáticas, flores entre outros finalizado com açúcar e água.

Bebida riquíssima e complexa, porém, quando mal armazenado, pode sofrer uma série de mudanças na sua composição, transformando infelizmente uma delícia de bebida em um líquido avinagrado e sem doçura.

Mal armazenado, em 95% das vezes quer dizer deixar a garrafa após aberta, em temperatura ambiente, seja na prateleira ou no rail do bar. Basicamente, esse bebida morre aos poucos. E aos poucos é muito rápido.

O vermute é uma bebida viva, um fermentado de vinho, ou seja, ao entrar em contato com o oxigênio, sofre a tal da oxidação.

Também, a partir do momento em que foi aberta, ela começa a sofrer uma perda de aromas consideráveis, que pode-se notar claramente a partir de quinze dias após aberto.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre Como guardar ser vermute da maneira certa. Para continuar lendo, acesse Mixology News. Foto: Pexels.